(62)35884355 / 984829592 escolaivansantos@gmail.com some text


História do Barber Pole


História do Barber Pole

A história do chamado "Poste de Barbeiro" ("Barber Pole" em inglês)

As Barbearias tradicionais podem ser identificadas facilmente, em qualquer lugar do mundo, por um poste giratório listrado de vermelho, branco e azul. São chamados de Barber Pole.

Nos dias de hoje a profissão de Barbeiro ganhou uma aura romântica que tem atraído muitos jovens para a nossa profissão. Mas nem sempre foi assim.

Hoje em dia este Barber Pole é encontrado nas Barbearias. Mas antigamente, quando o estabelecimento tinha este pilar giratório significava que o barbeiro, além do habitual barba, cabelo e bigode, também realizava extrações de dentes e pequenas cirurgias em seus clientes.

Dentre as outras atividades dos Barbeiros temos: sangrias, extrações de dentes, algumas cirurgias menores. A trepanação, que consiste em utilizar uma broca para abertura de um buraco no crânio para libertar as ´´forças do mal´´ também estava na lista.

As primeiras Barbearias tem registro desde à Grécia Antiga, mas o Pole Barber começou a ser usado por volta de 1200, uma época em que era comum identificar estabelecimentos com símbolos ou desenhos, já que boa parte da população sofria com o analfabetismo.

A cor vermelha representa o sangue arterial, o azul o sangue venoso e o branco a bandagem.

Quando o pilar tinha somente as cores azul e branca, indicava que o Barbeiro não executava a função cirurgião. Assim, os clientes que norteiam sabem quando precisavam de certos serviços.

Hoje em dia, o Barber Pole ganhou um lado mais ´´old-School´´ - ´´Vintage´´ e com referência em corte de cabelo, barba e bigode.

Comentários


Scroll to Top